segunda-feira, 27 de março de 2017

TEXTÍCULOS 08


- Ledevura, vó?
- Não, amor, é le-ve-du-ra, um bichinho que a gente não enxerga, mas que está fazendo crescer essa massa de pão.
- Ah, igual a minha professora! Ela ajuda a gente a ficar mais grande, só que ninguém vê.
26/03/17 – levedura

A cada vez, quanto mais fundo ia, mais leve se sentia. Ao não retornar do último mergulho, os incautos propalaram ter se perdido na própria profundidade.
25/03/17 – profundidade

Ao pendurar na parede, o fez principalmente por afeto ao pintor. Não se identificava com aquele que, no retrato, seria ele. Tudo bem, é a visão do artista sobre mim, pensou por uns tempos, até que a pintura silenciosamente tomou conta da sala e da casa, expulsando-o de si mesmo.
24/03/17 – retrato

Levou um tempo para perceber que o haviam isolado. Foi a tristeza quem lhe alertou. Ao tirar saber o motivo, entendeu que as pessoas estavam tão branco ou preto em suas opiniões, que os matizes todos pelos quais ele navegava serviram de pretexto para que o enjeitassem, acusado de alienação.
23/03/17 – acusado

Consideravam-no frio e egoísta. Diziam que não ajudava ninguém, mas todos o desejavam por perto. Havia nele um estado de presença que por si só clareava escuridões e sanava dores. Dele não sabiam nada, apenas que tinha uma estranha teoria sobre a compaixão.
22/03/17 – compaixão

Abriu as pernas, levantou a saia e pariu ali mesmo, na mata, sobre uma das touceiras de alecrim. Lavou a criança nas águas do córrego ao lado, enterrou a placenta e voltou para os afazeres na tribo. A criança nasceu mulher, como ela.
21/03/17 – mulher

Ao ver que o mundo passou a se manifestar pontiagudamente fragmentado, tomou emprestada a viseira do seu cavalo preferido e atravessou o tempo da barbárie. Os sobreviventes contam ter seguido seu rastro como a um fio de Ariadne.
20/03/17 – viseira



OBS.: Pequenos textos (máximo 300 caracteres) criados diariamente a partir de vocábulo sugerido por site gerador de palavras aleatórias.

Nenhum comentário: