segunda-feira, 27 de março de 2017

TEXTÍCULOS 08


- Ledevura, vó?
- Não, amor, é le-ve-du-ra, um bichinho que a gente não enxerga, mas que está fazendo crescer essa massa de pão.
- Ah, igual a minha professora! Ela ajuda a gente a ficar mais grande, só que ninguém vê.
26/03/17 – levedura

A cada vez, quanto mais fundo ia, mais leve se sentia. Ao não retornar do último mergulho, os incautos propalaram ter se perdido na própria profundidade.
25/03/17 – profundidade

Ao pendurar na parede, o fez principalmente por afeto ao pintor. Não se identificava com aquele que, no retrato, seria ele. Tudo bem, é a visão do artista sobre mim, pensou por uns tempos, até que a pintura silenciosamente tomou conta da sala e da casa, expulsando-o de si mesmo.
24/03/17 – retrato

Levou um tempo para perceber que o haviam isolado. Foi a tristeza quem lhe alertou. Ao tirar saber o motivo, entendeu que as pessoas estavam tão branco ou preto em suas opiniões, que os matizes todos pelos quais ele navegava serviram de pretexto para que o enjeitassem, acusado de alienação.
23/03/17 – acusado

Consideravam-no frio e egoísta. Diziam que não ajudava ninguém, mas todos o desejavam por perto. Havia nele um estado de presença que por si só clareava escuridões e sanava dores. Dele não sabiam nada, apenas que tinha uma estranha teoria sobre a compaixão.
22/03/17 – compaixão

Abriu as pernas, levantou a saia e pariu ali mesmo, na mata, sobre uma das touceiras de alecrim. Lavou a criança nas águas do córrego ao lado, enterrou a placenta e voltou para os afazeres na tribo. A criança nasceu mulher, como ela.
21/03/17 – mulher

Ao ver que o mundo passou a se manifestar pontiagudamente fragmentado, tomou emprestada a viseira do seu cavalo preferido e atravessou o tempo da barbárie. Os sobreviventes contam ter seguido seu rastro como a um fio de Ariadne.
20/03/17 – viseira



OBS.: Pequenos textos (máximo 300 caracteres) criados diariamente a partir de vocábulo sugerido por site gerador de palavras aleatórias.

segunda-feira, 20 de março de 2017

TEXTÍCULOS 07


Água potável apenas para os bem sucedidos. Caso seu nome não esteja na lista elaborada pelo Ministério do Saneamento Social, dirija-se ao cemitério mais próximo.
19/03/17 – potável

Obcecada por ter filhos, dos vinte aos quarenta se acotovelaram em seu cotidiano clínicas, terapias, tratamentos, magias, orações e o que mais viesse. Ao voltar do hospital, após perder o útero, desfez-se do casamento e do emprego. Em não mais de um mês já se ocupava como babá voluntaria.
18/03/17 – babá

Empresário no ramo de agenciamento de artistas, projetava-os em alta velocidade para o estrelato e fama. Só depois que se desintegravam ao chocar com as bocarras da mídia e do populacho é que seus clientes compreendiam o real sentido de seu apelido: Catapulta de Estrelas. 
17/03/17 – catapulta

Após ser alertado sobre a responsabilidade que deveria ter frente ao seu desenvolvimento futuro, o pequeno grão observou penalizado aquele que o advertira, um adulto todo estropiado, descer o trêmulo dedo em riste e sair claudicando por caminhos tortuosos.
16/03/17 – grão

Capacidade excepcional para liderar, administrar conflitos, cavar oportunidades, comandar pessoas e gerar lucros surpreendentes, detestava estudar. Rejeitado pelas escolas por onde passou, realocou o sonho de trabalhar em uma multinacional e se fez alto executivo do crime organizado.
15/03/17 – executivo

Chega mais cedo do que de costume. Sorridente, cumprimenta o segurança, entra na sala e corta os cabos dos computadores. Exultante, telefona para o dono da empresa de telemarketing, mas, antes de lhe falar que fez por vingança pessoal, acorda e se apavora ao ver que está atrasado para o trabalho.
14/03/17 – pessoal

Lá vai o ingênuo, acossado pela turba de capciosos. Nasceu assim, traço de personalidade que até aqui só lhe trouxe lágrimas primorosas, cristalinas no dom de sanar impurezas. Por isso estão a lhe molestar. Afligem-no para que lhe caiam pelo caminho as gotas curativas.

13/03/17 – ingênuo


OBS.: Pequenos textos (máximo 300 caracteres) criados diariamente a partir de vocábulo sugerido por site gerador de palavras aleatórias.

segunda-feira, 13 de março de 2017

TEXTÍCULOS 06

Pequenos textos (máximo 300 caracteres) criados diariamente a partir de palavra sugerida por site gerador de palavras aleatórias.

Enfadado pelas lambidas macias, úmidas e lisas das comodidades, na vida, ainda que por vezes desconfortante, passou a comungar da honesta clareza do que é áspero.
12/03/17 – áspero

Tendo desenvolvido grande perspicácia no entendimento da alma humana, compreendia perfeitamente o mecanismo que, cultivado pela ignorância, atuava nas barganhas do mercado dos sofrimentos. Foi por compaixão que aprendeu a ser, exceto em alguns raros casos, um insulto às dores alheias.
11/03/17 – insulto

Fracasso financeiro. Como saída, morar num quarto de empregada, oferecido pela amiga.
Em meio às coisas da mudança, a foto. Octogenários sorrisos em festa, lá estavam os dois de mãos dadas, dizendo – Tudo passa, meu neto, tudo passa!
A foto dos avós foi a primeira parte dele a entrar no quartinho.
10/03/17 – avós

Voltando do trabalho, entediada, devaneia sobre o sem graça da existência. Ao virar a esquina é impedida de avistar a casa; em vôo rasante lhe sobrevém imensa ave escarlate, cujo longo bico alaranjado colhe o seu olhar e o carrega para a linha entre o céu e a terra. Dalí o seu novo ponto de fuga.
09/03/17 – fuga

Insuportável verborragia. Intragável quantidade de frases proferidas aos borbotões. Sem mais ter dos seus quem o ouvisse, ele danou a andar pelas ruas.  Desbragadamente vociferava à ninguém, à todo o mundo, até ser asfixiado pelo fluxo, desatinar de si e articular a palavra silêncio.
                                                                                                                                     08/03/17 – palavra

Desde pequeno lhe ardia o fogo do inferno interior. Adulto, submundo já em brasa, conduzia à grelha todos os que se aproximavam. As carnes mais tenras, devorava-as ao ponto; as mais resistentes, preferia que tisnassem. Do quarto ao lado dava para ouvir seu ratar, manducar e deglutir.
07/03/17 – grelha

Diariamente ela mede, palmo a palmo, verificando a igualdade das dimensões. Posiciona-se no centro e gira, seis faces, gira, oito arestas, gira, oito vértices, gira até esfacelar em êxtases o monótono cubo mental onde se encarcerou.

06/03/17 – cubo

segunda-feira, 6 de março de 2017

TEXTÍCULOS 05

Dezembro? Não gostava. A insana parafernália natalina fazia com que a cada ano ela sentisse mais vergonha de suas origens cristãs. Compras intermináveis, felicitações forçadas, excesso de comida, decorações descontextualizadas... “Só mais este ano, e fim.” - justificava-se, ao entrar em cada loja.
05/03/17 – dezembro

Um passo depois do outro, norteado pelo som do dolorido piado, pé ante pé ele se esgueira pela escuridão do quintal até a mãozinha encontrar a arapuca. Ao levantar a armadilha, a lufada de um bater das asas lhe ilumina a face, o quintal e o pesadelo do irmão mais velho.
04/03/17 – armadilha

Sol a pino. Khaled desce do camelo e se afasta até sumir por entre as dunas. O animal, conduzido pelo instinto, retorna à casa.
- Onde se meteu aquele infeliz inútil? - pergunta para o camelo a raivosa esposa.
Em resposta ele lhe cospe na cara e volta a lacrimejar na direção do deserto.
03/03/17 – deserto

Irritada, coloca-o sob a goteira e senta-se ao lado, decidida a vê-lo encher. Como demora, ela dorme. Acorda a tempo de seguir a gota que faz o balde transbordar em fio de água, da borda ao chão. Volta a escrever, agora em paz.
02/03/17 – transbordar

Contam ter começado assim: Naquele dia não estavam servindo espaguete ao alho e óleo. Decepcionado, Adriano decide se retirar, mas não o faz, pois o rapaz na mesa ao lado, sensibilizado, docemente lhe sugere provar o delicioso talharim ao sugo, por conta e risco dele mesmo, Antínoo.
01/03/17 – talharim

Deprimida, colocou na vitrola a música que a fazia chorar. Ao ligar, acelerou por engano a rotação. Tudo ficou divertido, engraçado. Depois, desacelerou, e as coisas ficaram macabras, assustadoras. Ao voltar a rotação normal, a ela já não mais interessavam as lágrimas.
28/02/17 – rotação

Livro aberto para os amigos. Aos estranhos, acessível. Para o mundo, escavado em leito. Fechou-se ao ser esbofeteado pelo juízo de que a unilateralidade de toda aquela abertura havia lhe dilapidado a pureza, carcomida pelas malicias alheias.

27/02/17 – aberto