segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

TEXTÍCULOS 03

A página em branco queria muito mais que palavras, pedia sua alma. Ele negaceava a entrega. A peleja rendeu noite e madrugada. Ao ver o sol, através das frestas da veneziana, riscar a folha em branco sobre a escrivaninha, esqueceu-se de si e se pôs a escrever.
19/02/17 - escrever

Ridicularizado por todos, passou a vida sem tirar as meias. A feiúra dos pés o constrangia mesmo quando estava só. Hoje as desvestiu em público, no vestiário da escola. Aconteceu de ontem se perceber amado.
18/02/17 - meias

Vagava pela cidade, e o odor acre lhe garantia comida sem muitas delongas, esmolas lançadas de longe e privacidade para sua tristeza. À noite, sob a velha marquise, intrigava os colegas barbeando-os gratuitamente e com aquela excepcional habilidade no manejo da navalha profissional.
17/02/17 - navalha

Loiro, procurava uma loira. Filhos loiros, esta a sua exigência. Após a sexta loira renegada, e seis rebentos rejeitados, veio-lhe, enfim, o filho loiro. Nasceu da sétima loira, que, oxigenada pelas outras seis,  após o parto, rejeitou-o, negando-lhe comprovadamente a paternidade.
16/02/17 - loiro

Tinha sérias dificuldades com ela, pois a considerava muito violenta. Não utilizá-la, esta a sua norma. A questão é que a palavra aço continuava a existir, e o feria profundamente toda vez que pronunciada. Não teve dúvida, pôs fim aos tímpanos com uma lâmina de ... cirúrgico.
15/02/17 - aço

Poderia ser apenas Tripé, mas não, entendia-se especial, então, agregou o artigo “O”. À todas e todos que atendia, contava e recontava ser filho de um alemão “de passagem por aqui”, e que a mãe, negra, era dali mesmo, “desta zona onde fui criado e educado até fazer fama como O Tripé!”.
14/02/17 - tripé

Semanas sem carteiro, arrastou-se até a agência. Lá, a mão trêmula exigiu as cartas. O gerente, em não as tendo, entregou-lhe o recente telegrama. Já em casa, poltrona, óculos. Arrumou o coque e foi encontrada assim, uma mão com a fúnebre notícia, e a outra, firmemente apoiada no andador.
13/02/17 - carteiro

Nenhum comentário: