domingo, 29 de janeiro de 2017

MICROCONTOS 02

Aqui os microcontos que enviei durante a última semana do II Prêmio Escambau de Microconto (http://escambau.org), criados a partir de palavras lançadas diariamente pelos organizadores.

PALAVRA DO DIA 29/01/2017: Quadrado

01 - No início da manhã, ordenou que a queria um quadrado perfeito. No final da tarde, ao arremessar o aprendiz de pedreiro pela janela fora de esquadro, traçou seu destino àquele cubículo.

02 - A meta era percorrer o quadrado. No meio do caminho, não resistiu enviesar pela diagonal. Primeiro a chegar, viu-se desclassificado e rebaixado à categoria triângulo.


PALAVRA DO DIA 28/01/2017: Criança

01 - Toda criança é chata e irritante, assim acreditava o casal. Decididos a não fazer filhos, veio-lhes um, inesperado. Tira, não tira. Não tira, aconselhou-lhes a moral vigente. O menino foi muito bem criado pelos avós.

02 - Diziam estar lá dentro. Certamente a encontraria. Estudou, pesquisou, seguiu inúmeras técnicas ditas eficazes, e nada. Foi quando, já convencido de que a busca fora em vão, ela lhe chegou, fazendo “buh”, a sua criança interior.


PALAVRA DO DIA 27/01/2017: Ferradura

01 - Apreensivo, não desgrudava os olhos do rosto do pai, refletido no espelho retrovisor. Entre as mãos trêmulas, o embrulho destinado ao próximo domingo.
Fracassou o almoço de dia dos pais. Sobre a mesa, comida fria e o par de ferraduras esculpido em argila escolar.

02 - As enferrujadas, penduraria nos aposentos, acima das portas. As outras, sobre a porta de entrada e debaixo de cada móvel da casa.
Refestelado na cadeira da ampla varanda, matutava sobre o destino das ferraduras e admirava satisfeito a tropa de cavalos correndo livre em direção ao vale.


PALAVRA DO DIA 26/01/2017: Domador

01 - Exímio domador de leões, ambicionando mais fama, substituiu-os por hienas.
Em sua lápide, lê-se: Elas estão rindo até hoje.

02 - Tímido, introspectivo e desajustado, foi ainda na adolescência que se lhe despertou o talento para domador de almas usando a sua como chicote. Hoje? Ele? Escritor.


PALAVRA DO DIA 25/01/2017: Humano

01 - No fim da linha, duas filas, uma destinada aos humanos e outra aos normais.

02 - Voluntário, ensinaram-lhe ser humano. Resultou que lacraram definitivamente o laboratório.


PALAVRA DO DIA 24/01/2017: Trem

01 - Avião, ônibus ou o velho e esporádico trem? Decidiu-se por este último. Chegou em sua nova vida livre dos apegos e memórias nada saudáveis.
- Foram se me despregando pacificamente, acredito que levados pela assimetrias dos sons e a lenta evolução da paisagem, contava.

02 - Cabeça entre as mãos e cotovelos apoiados na janela de alumínio, ela sussurrava: um, dois, três, quatro, cinco, seis, ... e quando, por entre a nesga entre os dois prédios da frente, passou o décimo sexto vagão do trem, o cliente desengatou-se dela e foi se lavar.


PALAVRA DO DIA 23/01/2017: Cabo

01 - Obstinado, passo a passo venceu o cabo de guerra com as forças opositoras do destino. Quem assume hoje o farol do Cabo da Boa Esperança não é o faroleiro experiente, mas o menino a quem o belo professor de geografia impactou com a antevisão do encontro entre o Índico e o Atlântico.


02 - Cabo, sim, e disto sempre expressou orgulho, inclusive quando da justa bofetada desferida contra seu superior. Após a condenação, não desmantelou sua altivez, mesmo sabendo que se capitão ou coronel fosse, veria seu encarceramento descer à “patente” de simples advertência.

Nenhum comentário: