segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

TEXTÍCULOS 04

O início se deu num dos requintados jantares na casa de seus pais. A bela adorava licor. Feliz demais. Incômoda em excesso. Agressiva ao extremo. Infeliz no limite.
Feia e decaída desumanamente, pagou com imundo boquete o derradeiro litro de gasolina.
26/02/17 – licor

A massa amorfa avançava lentamente. Penetrava em todas as coisas existentes, conferindo-lhes irresistível apatia. Não houve ciência ou religião que a pudesse conter ou explicar. Assim contam os descendentes daqueles que partiram da Terra antes da extinção do planeta por inanição intra-atômica.
25/02/17 – massa

O auto-falante do parque de diversões anuncia:
- Atenção, encontramos uma menina perdida. Atende pelo nome de Sueli. Senhora mãe, pedimos o favor de se dirigir ao hotel em frente ao parque, trazendo documentos, anticoncepcional e camisinhas. Obrigado.
24/02/17 – auto-falante

Filho de violinistas, nasceu menino e foi batizado Antonio Stradivarius Silva. Criança sensível, apesar de crescer sob a égide da primorosa sonoridade das cordas de seu ser, não foi poupado pela brutalidade do mundo que desafinou seu instrumento a ponto de desfigurar Antonio em Estradivaria Antonia. 
23/02/17 - stradivarius

Vida Universo e Cosmos Caos se uniram em matrimônio no exato momento em que nasceram, ambos de pais irrevelados. Dessa união surgiu Natureza, que autogerou e pariu Mundo, a quem emprenhou de Consciência, a chama de parto lerdo e doloroso.
22/02/17 - natureza

Ele parou por uns segundos no topo da escada, antes de ser conduzido à abobadada e úmida escuridão. Séculos se passaram. Então, ele se permitiu os mesmos segundos, desta vez ao pé da escada de aço que o levaria para fora daquele calabouço que hoje chamam de penitenciária.
21/02/17 - calabouço

- Bom dia, mamãe. Que uivo foi aquele esta noite, lá no seu quarto?
- Pois então, minha filha, essa é uma longa história. Suco ou café?
- Vodka!

20/02/17 - uivo

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

TEXTÍCULOS 03

A página em branco queria muito mais que palavras, pedia sua alma. Ele negaceava a entrega. A peleja rendeu noite e madrugada. Ao ver o sol, através das frestas da veneziana, riscar a folha em branco sobre a escrivaninha, esqueceu-se de si e se pôs a escrever.
19/02/17 - escrever

Ridicularizado por todos, passou a vida sem tirar as meias. A feiúra dos pés o constrangia mesmo quando estava só. Hoje as desvestiu em público, no vestiário da escola. Aconteceu de ontem se perceber amado.
18/02/17 - meias

Vagava pela cidade, e o odor acre lhe garantia comida sem muitas delongas, esmolas lançadas de longe e privacidade para sua tristeza. À noite, sob a velha marquise, intrigava os colegas barbeando-os gratuitamente e com aquela excepcional habilidade no manejo da navalha profissional.
17/02/17 - navalha

Loiro, procurava uma loira. Filhos loiros, esta a sua exigência. Após a sexta loira renegada, e seis rebentos rejeitados, veio-lhe, enfim, o filho loiro. Nasceu da sétima loira, que, oxigenada pelas outras seis,  após o parto, rejeitou-o, negando-lhe comprovadamente a paternidade.
16/02/17 - loiro

Tinha sérias dificuldades com ela, pois a considerava muito violenta. Não utilizá-la, esta a sua norma. A questão é que a palavra aço continuava a existir, e o feria profundamente toda vez que pronunciada. Não teve dúvida, pôs fim aos tímpanos com uma lâmina de ... cirúrgico.
15/02/17 - aço

Poderia ser apenas Tripé, mas não, entendia-se especial, então, agregou o artigo “O”. À todas e todos que atendia, contava e recontava ser filho de um alemão “de passagem por aqui”, e que a mãe, negra, era dali mesmo, “desta zona onde fui criado e educado até fazer fama como O Tripé!”.
14/02/17 - tripé

Semanas sem carteiro, arrastou-se até a agência. Lá, a mão trêmula exigiu as cartas. O gerente, em não as tendo, entregou-lhe o recente telegrama. Já em casa, poltrona, óculos. Arrumou o coque e foi encontrada assim, uma mão com a fúnebre notícia, e a outra, firmemente apoiada no andador.
13/02/17 - carteiro

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

TEXTÍCULOS 02


­— Rastejar... tudo bem, eu rastejo - disse, já se agachando.
Interrompido, ouviu:
— Nu.
— Nu... tudo bem, eu tiro a roupa - murmurou, já tirando-a.
Então, ouviu:
— Não precisa mais.
— Não precisa... tudo bem, eu tiro assim mesmo - sussurrou, ao vê-la se agachar e rastejar até ele.

12/02/17 - rastejar

Restaurante cheio. A bela garçonete, ao servir o Châteaux Le Pin:
- O senhor é o Presidente, não é?
- Sim, ele é o Presidente, respondeu o assessor, já se levantando.
O som seco do tiro certeiro detonou o pandemônio nacional.
11/02/17 - presidente

Queria resolver. Toda vez que tentava, repetidamente a voz lhe dizia:
- Cuidado! Vai sofrer...
Até que surgiu outra voz:
- Mas já tem tanto tempo que você sofre!
Então, deixou de remexer o passado, que se foi, junto com as vozes e o sofrimento.

10/02/17 - remexer

Ateou fogo em sua banca de jogo, que também era ponto de drogas.
- É que hoje aprendi a palavra clichê...
- Entendi, disse um dos bombeiros, você quis apagar com fogo esse maldito padrão das periferias.
- Pois é, disse, já algemado... outro clichê!
09/02/17 - bombeiros

Deu-se que incorporaram ao amor, e fez-se perfume o incômodo odor.
08/02/17 - odor

Descobriu que ela adorava pinguim. Apareceu no meio da tarde, vestindo fraque e com um buquê de flores. Excitada, ela o puxou pela mão e, arrastando o chinelinho pelo corredor, contou à todos da ala de oncologia pediátrica que ele veio da Antártica.
- Especialmente para me ver!
07/02/17 - pinguim

Ao ver o casal, soltou-lhe a mão e explodiu em corrida desabalada. Por sobre os carros, possessa, atravessou a avenida. Quando um policial pôs fim à tosca coreografia de gritos histéricos e tapas desferidos contra o “ex”, ele já não estava mais na outra margem. Mariana nunca mais o veria.

06/02/17 - mariana

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

TEXTÍCULOS

Após terminar a participação no II Concurso Escambau de Microcontos, continuei elaborando um por dia, a partir de palavras aleatórias. Decidi categorizá-los como textículos:


Aconteceu de novo, pensou, ao ver o estado da blusa. Então, calmamente lhe estendeu a mão. Ela, em lágrimas, compreendeu, aceitou e testemunhou, na sala vizinha, braguilha ainda aberta, o chefe sangrar, esmurrado em nome do embrulho no estômago de todos os da empresa.
05/02/17 - estômago

Investigando-se diante do espelho, entristeceu
- O Dr. Luiz vai resolver isso.
Agendado um horário, avistou o olhar de dona Deolinda. Aproximou-se.
Esculpida em marfim e amarelada pelo tempo, a moldura da foto transmitia imensa beleza atemporal. Agradeceu à avó e cancelou a consulta com o dentista.
04/02/17 - marfim

Finda a coroa, guardou-a na linda caixa de chapéu. Dos dez aos dezoito, em meio às brutalidades sofridas, revisitou com frequência o sonho de menina. Hoje, dia dos seus dezenove anos, retirou-a da caixa, entronou-se rainha e desfila redimida e nua por entre os súditos da clínica psiquiátrica.
03/02/17 - rainha

Deu-se início ao procedimento para por fim ao caos social. Aplicadas cirurgicamente, nas categorias Gold, Silver, Copper, Brass, Aluminum, as novas sobrancelhas indicam o status de cada cidadão. Como única opção aos que se recusarem, a lei prevê o banimento para a ilha Ex-Brazilis.
02/02/17 - sobrancelha

Emergiu, impelido velozmente pela força das famintas profundezas. A intensidade do empuxo o içou à chefe de Estado. À exemplo de outros tantos, voltaria a ser tragado, carregando consigo a farta colheita: toda uma Nação.
01/02/17 – estado

Acordou certo do que deveria fazer. No sonho, verteu todo o adoçante no ralo da pia. Na vida, nunca mais aquele fundo amargo sob a falsa doçura.
31/01/17 – adoçante

Ela escolheu o momento em que os médicos se retiraram para discutir o caso. Ao voltarem, restou-lhes a perplexidade diante do cadáver. A vida havia decidido se afastar daquele corpo, poupando-lhe dos sofrimentos ainda maiores.
30/01/17 - médicos