domingo, 29 de janeiro de 2017

MICROCONTOS 02

Aqui os microcontos que enviei durante a última semana do II Prêmio Escambau de Microconto (http://escambau.org), criados a partir de palavras lançadas diariamente pelos organizadores.

PALAVRA DO DIA 29/01/2017: Quadrado

01 - No início da manhã, ordenou que a queria um quadrado perfeito. No final da tarde, ao arremessar o aprendiz de pedreiro pela janela fora de esquadro, traçou seu destino àquele cubículo.

02 - A meta era percorrer o quadrado. No meio do caminho, não resistiu enviesar pela diagonal. Primeiro a chegar, viu-se desclassificado e rebaixado à categoria triângulo.


PALAVRA DO DIA 28/01/2017: Criança

01 - Toda criança é chata e irritante, assim acreditava o casal. Decididos a não fazer filhos, veio-lhes um, inesperado. Tira, não tira. Não tira, aconselhou-lhes a moral vigente. O menino foi muito bem criado pelos avós.

02 - Diziam estar lá dentro. Certamente a encontraria. Estudou, pesquisou, seguiu inúmeras técnicas ditas eficazes, e nada. Foi quando, já convencido de que a busca fora em vão, ela lhe chegou, fazendo “buh”, a sua criança interior.


PALAVRA DO DIA 27/01/2017: Ferradura

01 - Apreensivo, não desgrudava os olhos do rosto do pai, refletido no espelho retrovisor. Entre as mãos trêmulas, o embrulho destinado ao próximo domingo.
Fracassou o almoço de dia dos pais. Sobre a mesa, comida fria e o par de ferraduras esculpido em argila escolar.

02 - As enferrujadas, penduraria nos aposentos, acima das portas. As outras, sobre a porta de entrada e debaixo de cada móvel da casa.
Refestelado na cadeira da ampla varanda, matutava sobre o destino das ferraduras e admirava satisfeito a tropa de cavalos correndo livre em direção ao vale.


PALAVRA DO DIA 26/01/2017: Domador

01 - Exímio domador de leões, ambicionando mais fama, substituiu-os por hienas.
Em sua lápide, lê-se: Elas estão rindo até hoje.

02 - Tímido, introspectivo e desajustado, foi ainda na adolescência que se lhe despertou o talento para domador de almas usando a sua como chicote. Hoje? Ele? Escritor.


PALAVRA DO DIA 25/01/2017: Humano

01 - No fim da linha, duas filas, uma destinada aos humanos e outra aos normais.

02 - Voluntário, ensinaram-lhe ser humano. Resultou que lacraram definitivamente o laboratório.


PALAVRA DO DIA 24/01/2017: Trem

01 - Avião, ônibus ou o velho e esporádico trem? Decidiu-se por este último. Chegou em sua nova vida livre dos apegos e memórias nada saudáveis.
- Foram se me despregando pacificamente, acredito que levados pela assimetrias dos sons e a lenta evolução da paisagem, contava.

02 - Cabeça entre as mãos e cotovelos apoiados na janela de alumínio, ela sussurrava: um, dois, três, quatro, cinco, seis, ... e quando, por entre a nesga entre os dois prédios da frente, passou o décimo sexto vagão do trem, o cliente desengatou-se dela e foi se lavar.


PALAVRA DO DIA 23/01/2017: Cabo

01 - Obstinado, passo a passo venceu o cabo de guerra com as forças opositoras do destino. Quem assume hoje o farol do Cabo da Boa Esperança não é o faroleiro experiente, mas o menino a quem o belo professor de geografia impactou com a antevisão do encontro entre o Índico e o Atlântico.


02 - Cabo, sim, e disto sempre expressou orgulho, inclusive quando da justa bofetada desferida contra seu superior. Após a condenação, não desmantelou sua altivez, mesmo sabendo que se capitão ou coronel fosse, veria seu encarceramento descer à “patente” de simples advertência.

domingo, 22 de janeiro de 2017

MICROCONTOS

Textos que venho escrevendo para participar do II Prêmio Escambau de Microconto (http://escambau.org), criados a partir das palavras que são lançadas diariamente pelos organizadores.

PALAVRA DO DIA 22/01/2017: Parede

01 - Espalhados pelo mundo, e sem fazer conta das feridas, pequenos grupos trabalham incansavelmente. Do suor impresso em cada pedaço retirado, divisam apenas a beleza da obra em andamento: desmantelar as paredes levantadas pelos ódios e preconceitos.

02 - Um a um, por décadas, sobrepôs os tijolos das quatro paredes que o isolariam do mundo mau. Ao cimentar o derradeiro bloco, perplexo, testemunhou o exalar do último suspiro do bem.


PALAVRA DO DIA 21/01/2017: Trança

01 - Na saída da escola, lá vinha ele, mão entrelaçada com a da coleguinha. Nas balançantes tranças da menina, que lhe emolduravam a pele negra, a explicação. E a mãe decidiu deixar de tramar contra o novo trançado no loiro cabelo do filho.

02 - Arrependido, ao vê-la emergir pela primeira vez, entrelaçou as mãos na trança e a puxou com força, mesmo que ainda tomado do ódio por ela ter saído em público com os cabelos trançados.


PALAVRA DO DIA 20/01/2017: Ocupação

01 - A ocupação se deu timidamente e aos poucos. Toda semana trazia algo e largava “esquecido” em algum canto da casa; até que indubitavelmente, e enfim, trouxe a si próprio.

02 - Viveu sem nunca saber ao certo a que ocupação se dedicar. Disto desocupou-se aos sessenta, quando da chegada do piano, herdado de uma tia distante.


PALAVRA DO DIA 19/01/2017: Comida

01 - Embora faminto, com o feijão ainda se acomodando por entre os grãos de arroz, ao lado da omelete e vizinho da banana frita, ele saiu do restaurante popular levando o seu prato de comida em oferecimento àquele passante maltrapilho que, ao sentar para comer, o seu canto de olho havia divisado.

02 - Artista talentoso, sensível, alegremente preparava a comida com a xepa da feira de domingo. A continuidade do seu fazer artístico, que a ninguém interessava servir de alimento, dependia daquela sopa que deveria durar até a feira das quintas.


PALAVRA DO DIA 18/01/2017: Livro

01 - Subiu num caixote de feira e alongou o corpo para enxergar melhor. Naquele exato instante virou herói nacional. Filho de ninguém, mendigo profissional e sem nunca ter lido um livro sequer, amparou em si o balaço certeiro destinado ao letrado Presidente da República!

02 - Vinte e nove mil e duzentos livros em oitenta anos. Faltando apenas aquele para preencher o último espaço vazio, subiu na antiga e pequena escada. Ao estalido, seguido de seco estrondo, saltou o gato, para nunca mais voltar à sua poltrona favorita.


PALAVRA DO DIA 17/01/2017: Maré

01 - Escolheu uma praia deserta. Cavou fundo e depois se enterrou. Desta vez daria certo, bastava esperar a subida da maré e estaria livre. Então, ouviu ao longe:
- Papai, vem ver, tem uma bola lá na praia!

02 - Hematomas no corpo, alma e casa. Curou-lhes a força da maré, que, diante de seus olhares estáticos, lambia derradeiramente para si aquele amor castelo de areia.


PALAVRA DO DIA 16/01/2017: Juiz.

01 - Ao fim da sessão do tribunal do júri, soturnamente se retirou para o seu gabinete. Após a quinta hora de isolamento diante das fotos das vítimas fatais, saiu e comunicou à sua equipe, com uma calma irreconhecível, a decisão de encerrar em caráter peremptório a sua carreira de juiz.

02 - Ali, em verdade, não esteve investido de juiz aquele a quem coube a função. Vestindo a toga e brandindo derradeiramente o martelo, encontravam-se o poderio econômico e a desconcertante viril beleza do réu, enfim, e sob esfuziante comoção geral, aclamado inocente.


PALAVRA DO DIA 15/01/2017: Gaivota.

01 - Rapidamente fez o laço na linha imaginária e o lançou certeiro até o pescoço da gaivota. Ao ser por ela içado, conheceu pela primeira vez a absoluta leveza. A visão de seu corpo estatelado nas pedras, ainda lembra, comoveu-lhe pela beleza impar e total ausência de culpa.

02 - Eram três. Seguiam num vai e vem acompanhando a linha móvel da água que invadia e desinvadia a areia grossa da praia. A naturalidade daquelas gaivotas, bicando aqui e acolá, contrastava pateticamente com a devastação e a tragédia humana à sua volta.


PALAVRA DO DIA 14/01/2017: Lenha

01 - Sentados sobre o cimento do diminuto quintal, frente a frente, testa com testa, decidiram ser troféus as duas espigas de milho ali, sob a improvisada lenha em brasa.

02 - Lenha e mais lenha, era só o que fazia todas as manhãs. Durante as tardes, alimentar o depósito da caldeira. À noite, céu coalhado de estrelas, histórias de marinheiros e a ainda lembrança do que foi preciso deixar para trás.


PALAVRA DO DIA 13/01/2017: Trator

01 - Ofegante, com as mãozinhas feito pás de trator, cavou a terra ainda fofa até encontrar a pelagem macia, aquela que por tantas vezes, entre saltos e reviravoltas no ar, afagara festivamente.

02 - Passear de trator sempre lhe trouxe uma grande alegria, mas hoje ela é imensa. Pela primeira vez o ronco da máquina e, ah, a voz e as gargalhadas do avô, no colo do qual Felipe estréia em seu ouvido o tal aparelhinho mágico.


PALAVRA DO DIA 12/01/2017: Encerramento

01 - Ele surge avermelhando, alaranjando, iluminando. Uma última lágrima contém o gosto inteiro deste mar que acarinha pernas e amacia a fina areia sob os pés. Clarificada, ela, antes dor, testemunha em si o encerramento do destemperado desejo de ir, ir, para nunca mais voltar.

02 - Simplesmente abriu a porta e saiu do encerramento de décadas.


PALAVRA DO DIA 11/01/2017: Trópico

01 - Imensas cochas e farta genitália sob o céu dos trópicos. Um passo-pé na trilha de câncer e outro na de capricórnio empurram o mundo a girar em voltas completas. Nu e febril o gigante tropical caminha encharcando de suores populações de múltiplos calores.

02 - Loura, lourinha. Branca, branquinha. Aconteceu de a vida lançar-lhe em um salto ornamental, da neve aos trópicos. Então, encarapinhou, amorenou, coloriu de gentes e floriu de humores tantos que gelo só em sucos refrescantes e exóticos coquetéis.